Em novembro de 2015 a barragem de uma mineradora se rompeu e a lama atingiu áreas de até 100km de distância do local do rompimento, no distrito de Mariana em Minas Gerais. Mais de 300 casas foram destruídas pela lama, deixando centenas de pessoas desabrigadas e 19 vítimas fatais.
Eu me lembro deste dia como se fosse hoje. Pessoalmente nunca passei por uma situação semelhante a esta e não podia sequer imaginar a angústia que aqueles moradores sentiram ao ver suas casas sendo arrastadas pela lama. Vendo aquela situação, senti que a única coisa que eu poderia fazer naquele momento era estar de joelhos em oração por aquelas pessoas. A minha oração foi primeiramente agradecer a Deus por aqueles que conseguiram sobreviver àquela tragédia. Eu também orei para que Deus trouxesse conforto para aqueles que, além de todo o sofrimento, tinham que lidar com a dor do luto.
Um ministério de oração pelas nações
Foi devido a esta oração pelo povo de Mariana que iniciei a minha jornada de oração intercessora pelas nações. O Ore Pelo Mundo foi registrado em 26 de outubro de 2016, cerca de 1 ano após o rompimento da barragem, e a nossa visão inicial era mobilizar os cristãos a orar por aqueles que estão em sofrimento e também chorar com os que choram (Rm 12:15).
Jesus não orou pelo mundo?
Em um certo momento, uma grande questão surgiu ao ler o capítulo 17 do Evangelho de João. Este capítulo é conhecido como a Oração Sacerdotal de Jesus e podemos dividi-lo em 3 pontos centrais:
- Jesus ora por si mesmo (Jo 1-5);
- Jesus ora por seus discípulos (Jo 6-19);
- Jesus ora por todos os crentes (Jo 20-26).
A grande questão encontra-se no verso 9, que diz:
Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus. (v. NVI)
Em primeiro momento, a minha impressão foi de que o texto não podia significar o que estava escrito, afinal, como poderia Jesus estar intercedendo apenas pelos cristãos, e não pelo mundo de maneira global? A certeza do significado do texto veio em seguida no verso 20, onde Cristo reafirma sua intercessão apenas pelos cristãos:
Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles. (v. NVI).